Nutrição para Atletas de Endurance

Plano-Especial-para-EnduranceUm plano específico para atletas que tem em seu objetivo provas longas de endurance (Maratonas, Triathlon, Ironman, Corridas de aventura, Ultramaratonas entre outras) é oferecido pela nutricionista, este tem o propósito de adequar um plano alimentar e suplementar específico para sua modalidade, considerando a planilha de treinamento, respeitando o ciclo, volume, intensidade, horários a serem executados e objetivos a serem alcançados.
Para esta modalidade alguma etapas são seguidas:

Avaliação Clínica: A nutricionista aplicará uma anamnese clínica onde dados pessoais, histórico de peso, patologia pregressa e atual, exames clínicos e físicos além de uso de medicamentos e suplementos são descritos pelo paciente.
Exames laboratoriais que o paciente já tiver realizado anteriormente serão analisados ou solicitados para que a individualidade bioquímica seja respeitada.

Avaliação Antropométrica: Será verificado o peso e altura, logo a avaliação por BIOIMPEDÂNCIA também é realizada e quando necessário é coletado as circunferências corporais assim como as dobras cutâneas através de adipômetro. O objetivo é realizar a avaliação da composição corporal completa, fornecendo os resultados de gordura percentual, massa gorda (kg), massa magra (kg), água corporal total e metabolismo energético basal.

Estabelecimento de metas e objetivos de perfil físico: Nesta etapa o resultado da avaliação antopométrica é avaliada com o paciente onde seu peso ideal e sua composição corporal é analisada e logo definido as metas e objetivos a serem alcançados com foco no objetivo esportivo.

Estabelecimento de objetivos esportivos: O atleta irá expor seu principal objetivo, data, tempo de preparação, além das provas/ treino que serão realizadas neste período.

Avaliação dos suplementos a serem utilizados: Suplementos poderão ser prescritos após analise de fatores relevantes para sua utilização, sendo eles: Repositores energéticos, recuperadores, géis de carboidrato, aminoácidos, suplementos específicos, alimentos antiinflamatórios e antioxidantes.

Suplementação para treinos específicos: Após as etapas descritas o paciente passa a enviar por e-mail suas planilhas de treinos (semanal, quinzenal ou mensalmente) com as considerações pertinentes.

Avaliação da necessidade hídrica – Também será analisada a necessidade de hidratação, conforme protocolo desenvolvido pela nutricionista.