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Os diferentes tipos de substratos utilizados na hidratação do atleta para melhora do do desempenho

A importância da hidratação com água, carboidratos e eletrólitos em exercícios de longa duração e intensos como as provas de endurance é amplamente discutida na literatura, pois estes podem beneficiar a performance do atleta, assim como evitar comprometimento nas respostas fisiológicas, no sistema cardiovascular, fadiga muscular e consequentemente diminuição no desempenho físico, porém os atletas de Endurance precisam ficar atentos aos diferentes tipos de carboidratos e a concentração na bebida, pois quando em altas concentrações pode causar um esvaziamento gástrico mais lento influenciando a absorção intestinal e consequentemente a diminuição da performance. Estudos mostram que quando utilizado diferentes tipos de carboidratos, tais como maltodextrina, glicose, sacarose e frutose em concentrações maiores pode ter uma absorção intestinal similar a doses menos concentradas, porém utilizando apenas um destes carboidrato.

A concentração ideal das bebidas deve ficar entre 4% a 8%, aí você deve estar se perguntando, qual deles utilizar? Tudo dependerá da intensidade, duração do exercício, temperatura e umidade do ar e as caracteristicas fisiológicas individual do atleta.  Porém, além da concentração e tipo de carboidratos utilizados precisa-se levar em consideração também o volume e a frequência a ser ingerido. É consenso as consequências negativas da hipohidratação no desempenho esportivo, porém a adesão ainda é algo a ser estimulado por nutricionistas e treinadores que acompanham os atletas.

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